expr:class='data:blog.pageType'>

SECRETÁRIO NACIONAL DO MINISTÉRIO DO TURISMO DIZ QUE BAHIA É CAMPEÃ EM DEMORA DE EXECUTAR OBRAS

Em Fortaleza, foram necessários cerca de quatro anos para a construção de um novo centro de convenções, o Centro de Eventos do Ceará, hoje o maior da América Latina. Na Bahia, no mesmo tempo, o governo estadual não conseguiu sequer iniciar uma obra um “pouco” mais simples: a climatização do Centro de Convenções, que teve a empresa contratada para o serviço apenas no final do ano passado. Os dois projetos tiveram a verba liberada pelo Ministério do Turismo, através da Caixa Econômica Federal, em 2009. Com críticas ácidas, o secretário nacional do Ministério do Turismo, Fábio Mota, argumenta que a "demora" é fruto de um modelo “lento e arcaico” de execução das obras públicas na Bahia, que são feitas pelas estatais baianas: Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), Superintendência de Construções Administrativas (Sucab) e Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (Ipac). 

“Enquanto o centro de Fortaleza foi inaugurado, a colocação do ar-condicionado no terceiro e quarto andar do Centro de Convenções da Bahia nunca saiu do lugar. Você chega em qualquer formatura e sente aquele calor insuportável. É questão de execução. A Conder tem muita obra para fazer e a Sucab também. Não dão conta e fazem as obras que acham mais importantes, deixando o turismo para depois”, revelou Motta. No ranking de obras do Nordeste do Ministério a Bahia aparece como campeã de “baixa execução e devolução de recursos”, como no caso do Centro Histórico de Salvador, que perdeu R$ 37 milhões.
 
 
As verbas foram fruto de projetos da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), mas o próprio Mota ressalta que a pasta não tem culpa, pois tem apresentado os projetos e cumprido todos os trâmites a tempo. O secretário Domingos Leonelli (Setur), em entrevista ao Bahia Notícias, ressaltou que “em 48 horas”, após o aval do Ministério, libera o recurso. “Teve um atraso enorme no caso do Centro de Convenções. É um projeto que está com a Sucab, estamos insistindo muito e finalmente lançaram a licitação”, pontuou. Entre as obras atrasadas na Bahia estão: Feira de São Joaquim (R$ 32 milhões), revitalização da orla de Salvador (R$ 10 milhões) e Praça Irmã Dulce (R$ 3 milhões). Leonelli tenta há um bom tempo mudar o tal modelo deficiente citado por Fábio Mota. "Apresentei uma proposta há mais de dois anos para a Casa Civil, com o intuito de criar um pequeno setor de obras na Secretaria de Turismo. Isso será necessário para não perder mais dinheiro, por que o Ministério do Turismo – em algumas obras – não está mais permitindo executor intermediário, só execução diretamente”, afirmou o secretário, que ressaltou a promessa do chefe da Casa Civil, Rui Costa, de “acelerar a proposta”. O titular da Setur também ressaltou que outros projetos têm sido executados na Bahia. “Fábio Mota esquece, talvez pelo pouco tempo no ministério, de dizer o quanto já fizemos. Já executamos R$ 236 milhões desde o começo do governo. Encontramos na secretaria US$ 2,2 bilhões em investimentos privados quando chegamos, mas fechamos 2012 com US$ 5,7 bilhões. Mais que dobramos”, resumiu. Contudo, ainda há outro entrave. “Temos dificuldades muitos grandes com a Caixa. Estamos com produtos para serem analisados há mais de um ano [...] e empresas já desistiram. Tínhamos licitado, por exemplo, a sinalização dos portões de entrada da Bahia. Tem um ano e meio com produtos de verba de sinalização que a empresa que licitamos desistiu”, concluiu.


Bahia Notícias.
SECRETÁRIO NACIONAL DO MINISTÉRIO DO TURISMO DIZ QUE BAHIA É CAMPEÃ EM DEMORA DE EXECUTAR OBRAS SECRETÁRIO NACIONAL DO MINISTÉRIO DO TURISMO DIZ QUE BAHIA É CAMPEÃ EM DEMORA DE EXECUTAR OBRAS Reviewed by Mural do Oeste on terça-feira, agosto 20, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.


Tecnologia do Blogger.