A Secretaria Municipal de Saúde através da Diretoria de Vigilância em Saúde de Luís Eduardo Magalhães realizou na segunda-feira, 18, uma passeata de sensibilização em relação a importância de combater o mosquito transmissor da Dengue. A caminhada reuniu cerca de 40 pessoas e partiu do centro até o bairro Mimoso I.
Nas atividades do Núcleo de Endemias o combate ao mosquito Aedes Aegypti está inserido no Programa Nacional de Controle de Dengue. Um dos principais pontos a ser trabalhado com a população é a prevenção. Ao longo do ano ações educativas em escolas, residências, instituições públicas e privadas são desenvolvidas com os moradores.
A caminhada aproxima a população do problema, que é a Dengue. Enquanto muitas pessoas conseguem prevenir a reprodução do mosquito nas residências, não deixando água acumulada, boa parte da população desconhece o quanto é importante colaborar com os órgãos responsáveis. Os ovos são muito resistentes e sobrevivem vários meses e em contato com a água rapidamente inicia seu ciclo de vida. José Ferreira, fiscal sanitário afirma que está sendo um trabalho reconhecido pelos moradores, “é visível a preocupação dos moradores em não deixar água acumulada. A intenção é que a comunidade se torne um parceira no combate ao Aedes Aegypti”.
Nas unidades básicas de saúde dos bairros, todos os casos e suspeitas de Dengue são notificados e encaminhados para a Vigilância Epidemiológica-VIEP. Depois de analisar os dados a equipe vai até o bairro em risco e realiza o controle, ora com aplicação de larvicida em locais com água parada, ora com o Fumacê com a aplicação espacial de inseticida.
A VIEP realiza periodicamente o monitoramento da Dengue no município. De primeiro de janeiro a 19 de março foram notificados 152 casos de dengue, entre eles 59 confirmados laboratorialmente e 93 descartados até o momento. De acordo com a diretora interina de vigilância em saúde, Luziene de Souza Silva “ a situação está controlada, não tivemos nenhum caso de Dengue hemorrágica no município”.
Neste processo de combate a reprodução do mosquito é importante a colaboração de toda população. Não deixem que vasilhames, pneus, latas ou quaisquer objetos acumulem água, principalmente em épocas de chuvas constantes. A batalha contra a Dengue pode ser vencida, basta fazer sua parte.
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES NA BATALHA CONTRA O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE
Reviewed by Mural do Oeste
on
terça-feira, março 19, 2013
Rating:
Nenhum comentário:
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.