Barreiras viveu um dia histórico nesta segunda-feira, 31 de agosto de 2015. Mais de 15 anos depois, a comarca ganhou novas varas. E foram três de uma só vez. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Eserval Rocha, instalou a 2a Vara Criminal, a Vara da Infância e Juventude e a Vara Regional de Conflitos Agrários e Meio Ambiente.
O dia de festa para toda a comunidade jurídica contou também com a reinauguração do fórum Tarcilo Vieira de Melo, onde começou a funcionar, também nesta segunda-feira, a Câmara do Oeste. A unidade passa a contar com a Turma Criminal, instalada pelo desembargador Eserval Rocha, que presidiu a sessão.
As solenidades contaram com as presenças dos desembargadores Baltazar Miranda, Osvaldo Bonfim, Jatahy Júnior e Mário Albiani Júnior e as desembargadoras Nágila Brito, Joanice Guimarães Cruz, Sandra Inês Moraes Rusciolelli Azevedo e Lígia Maria Ramos Cunha Lima.
O primeiro ato da tarde foi a reinauguração do fórum, no Loteamento Aratu. O antigo prédio, abandonado há sete anos, foi totalmente reformado, com um investimento total de R$ 550 mil. A reforma geral compreendeu a demolição de parte da estrutura que estava comprometida.
Houve também a instalação de novo piso, e a recuperação de paredes que estavam com infiltração e de todas as redes elétrica e lógica, entre outras melhorias que deixaram o cidadão barreirense satisfeito com o fortalecimento da estrutura do Judiciário.
“Em nome dos juízes, quero externar meus sinceros agradecimentos por tudo o que a gestão do presidente Eserval Rocha tem promovido em sua gestão e pelo que tem feito pelo Oeste. Uma iniciativa corajosa”, disse o juiz diretor do fórum, Gabriel de Moraes Gomes.
Já o juiz Oseias Costa de Sousa, assessor especial da Presidência para Assuntos Institucionais, lembrou a criação da Câmara do Oeste e os elogios recebidos pelo ministro Joaquim Barbosa, então presidente do Supremo Tribunal Federal. Também citou a visita do atual presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, que fez elogios à criação do Núcleo de Prisão em Flagrante, hoje com o apoio do projeto Audiência de Custódia. Falou de atos da gestão e da “austeridade da Presidência no manuseio das contas públicas”.
O juiz Anderson Bastos, assessor Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, recordou os tempos de primeira comarca – Santana, também na região, há 16 anos. “O Oeste era esquecido e esta gestão trouxe um olhar diferente para cá. Na minha época, eram seis varas, que continuavam até hoje. A partir de agora, serão nove”, disse.
Presidente da Câmara do Oeste, o desembargador Baltazar Miranda afirmou que o presidente Eserval Rocha não “mediu esforços” para instalar a câmara. “Hoje não se faz necessário o deslocamento para Salvador, o que beneficia cerca de 600 advogados de Barreiras e mais de 20 comarcas da região”.
Competência - A 1ª Vara Regional de Conflito Agrário e Meio Ambiente, prevista na Lei de Organização Judiciária (LOJ), desde 2007, mas só agora implantada, tem competência para julgar os conflitos de natureza fundiária e os ilícitos contra o meio ambiente, ressalvada a competência da Justiça Federal.
Ao final da solenidade, o presidente lembrou da época em que foi juiz em Santana e do período de oito anos em que foi juiz corregedor, oportunidade em que observou a “desigualdade”. O desembargador disse da expectativa da criação da Câmara do Norte, outro projeto de descentralização, que atualmente tramita na Comissão de Reforma do Tribunal de Justiça.
Após a cerimônia, todos seguiram para o prédio, no centro da cidade, onde vão funcionar as varas recém-criadas. Houve descerramento das placas comemorativas e visita às instalações.
Em seguida, a comitiva retornou ao prédio da Câmara do Oeste para a realização da primeira sessão no local, presidida excepcionalmente pelo desembargador Eserval Rocha.
Estiveram presentes, além do presidente do tribunal, desembargador Eserval Rocha, o prefeito de Barreiras, Antonio Henrique de Souza Moreira; a procuradora de Justiça, Regina Carrilho; o presidente da Câmara de Barreiras, vereador Carlos Tito Marques Cordeiro; e a presidenta da seção regional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cristiana Matos Américo.
Fonte : TJBA
Fotos: Nilson Negrão Filho
COMARCA DE BARREIRAS GANHA TRÊS NOVAS VARAS
Reviewed by Mural do Oeste
on
terça-feira, setembro 01, 2015
Rating:
Nenhum comentário:
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.