expr:class='data:blog.pageType'>

O GOVERNO ZITO E A CULTURA DE BARREIRAS


Roberto de Sena
Mural do Oeste

Na condição de escritor e militante cultural, nascido e criado em Barreiras, tenho a esperança de que o prefeito Zito Barbosa, implante uma política cultural abrangente, sólida e que contemple todos os setores da produção cultural em nossa cidade. Isso é fácil? Não. É simples? Não. 

Mas a boa notícia é que isso é possível.

Como?

Respondo:

Em primeiro lugar é preciso dizer que cultura não é festa disso ou daquilo, não é show caríssimo de artistas de qualidade duvidosa, que um dia fazem sucesso e no dia seguinte ninguém  mais sabe de quem se trata. Isso pode ser entretenimento, lazer, qualquer outra coisa, menos cultura.

Cultura do ponto de vista de gestão é um processo contínuo que começa com a identificação dos nossos artistas, aqueles que produzem - os escritores, os poetas, os músicos, os cantores, os compositores, os artistas plásticos, os atores, os grupos de teatro, os dançarinos, os cineastas, os cordelistas, os repentistas, os diversos grupos que preservam a cultura de raiz, entre outros - . 

Feita esta identificação, elabora-se um projeto de apoio a estes agentes culturais para gravação de CDs, exposições de artes plásticas, peças de teatro, publicação de livros, realização de shows, etc.

O primeiro efeito desta iniciativa é a imediata oxigenação da cultura como organismo vivo, formadora do pensamento e como impulsionadora da cidadania.

Mas estes são apenas alguns dos muitos benefícios da cultura. Vamos adiante.

A gestão pode estabelecer um prêmio anual para os melhores trabalhos realizados nas áreas de teatro, música, literatura, artes plástica, etc. Sugiro que o nome seja Troféu IAZINHA PAMPLONA, pelo simbolismo que este nome representa para nossa terra. Além do troféu os escolhidos receberiam um premio em dinheiro (isso é importante e didático).

O leitor pode perguntar: onde pretendo chegar com isso? 

É simples:

A partir de iniciativas como esta pode-se incentivar os jovens dos diversos bairros de Barreiras e mergulharem de cabeça na produção cultural por saberem que estariam fazendo algo útil para suas vidas e de suas famílias, conquistando dignidade, testando suas capacidades e descobrindo um novo caminho na vida.

Novos artistas, novos grupos surgiriam. E, sobretudo, e o que é mais importante é a formação de seres humanos com uma visão melhor do mundo. Capazes eles mesmos de serem agentes de uma transformação da sociedade, de serem mais solidários, mais igualitários. Isso vale por si só.

Este é mais um dos benefícios gerados pela cultura. É  apenas mais um dos caminhos em que à cultura é fundamental para impedir que jovens sejam aliciados pelo tráfico de drogas e caiam em atividades criminosas. Só por isso já vale a pena tentar.

Vamos em frente.

A contrapartida que os artistas e grupos dariam em troca do apoio recebido seria apresentações na rede municipal de ensino para que os alunos das escola públicas, desde cedo, tenham contato com o teatro, com a literatura, com a música e saibam que, aqui na cidade, existem seres humanos que produzem arte, não raro, muito superior ao que a TV e a mídia lhes empurram garganta abaixo emburrecendo a nossa juventude.

Estas crianças - muitas vezes sem perspectivas, - perceberiam que há sim, caminho, que a arte pode promover uma transformação na vida delas. Não tenho dúvidas que novos horizontes se abririam e até a escola pública - tão abandonada - voltaria ser um ambiente menos ruim.


Outro aspecto que considero importante para a cultura de nossa cidade: o fortalecimento da FLIB - Feira Literária de Barreiras - que já vem sendo realizada faz dois anos e pode se transformar em algo muito maior como um referencial da cultura de nossa cidade. Tenho certeza que o novo prefeito investirá neste projeto por ser um grande vetor para dinamizar a cultura de Barreiras. Basta prestar atenção na Flica - a Feira Literária de Cachoeira - que começou tímida e hoje é uma das principais do Brasil atraindo nomes internacionais, dinamizando a cultura e ainda tendo o "efeito colateral"  de movimentar a economia da cidade.

Para a Flib de 2017, a UNEB - que teve importante participação no ano de 2016 - se colocou a disposição, inclusive, para tentar trazer dois escritores sendo um de Portugal e outro, possivelmente, de Angola ou Cabo Verde.

Pode-se ainda implantar um projeto CINEMA NOS BAIRROS. No qual seria feito um calendário para mostras de filmes nos bairros e na zona rural. Este projeto  é sucesso em Brasilia faz mais de 20 anos, foi criado e é coordenado por um barreirense chamado Zé da Mata e que está pronto para contribuir para que algo do gênero aconteça também em Barreiras.

São diversos os pontos que eu poderia tocar aqui para o fortalecimento da cultura indo desde construção de centro cultural em bairros, conha acústica no Parque de Exposições, calendários de eventos culturais, apoio aos grupos de quadrilha junina, da festa de Iemanjá, das nossas tradições folclóricas, mas este artigo é apenas o primeiro que pretendo escrever sobre o que é possível fazer na cultura de Barreiras para que possamos dar a volta por cima, sair desta pasmaceira geral dos últimos tempos e acenarmos com novos horizontes para o nosso povo, nossa gente, nossa juventude.

Tenho a esperança que o governo de Zito Barbosa invista também neste setor tão importante que é a cultura. Faça diferente e aponte um rumo novo para que a cultura possa ser exercida com dignidade por todos aqueles que a fazem e toda população seja beneficiária da vitalidade de pensamento proporcionada pela cultura.

A juventude de Barreiras tem hoje duas opções macabras: cachaça e drogas. Não tenho dúvida de que a arte (no sentido da cultura) pode ser um poderoso antidoto contra esta barbárie. Não custa tentar. Nós podemos.

Espero que outras pessoas escrevam sobre o assunto. Concordem, discordem, acrescentem novas ideias. Este é um assunto apaixonante e que não pode ficar preso a uma rápida reflexão. Voltarei ao assunto em outra oportunidade.



O GOVERNO ZITO E A CULTURA DE BARREIRAS O GOVERNO ZITO E A CULTURA DE BARREIRAS Reviewed by Mural do Oeste on quinta-feira, janeiro 05, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.


Tecnologia do Blogger.