O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Luís Eduardo Magalhães entregou nesta terça-feira, 20, certificados para 16 crianças e adolescentes de sete a 17 anos, participantes do Programa Samuzinho. O programa conta com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde. Nele as crianças e adolescentes recebem capacitação para prestar assistência em primeiros socorros e auxílio sobre como acionar o Samu 192 em caso de urgência. A secretária de Saúde do município, Soraia Vieira Luedy da Trindade, secretária de Trabalho e Assistência Social, Maira de Andrada e a Diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), participaram da entrega.
Segundo o coordenador regional do Samu, Flávio Neves o projeto visa o futuro, com as crianças e adolescentes auxiliando as atividades do Samu. “Eles levam a mensagem que não se deve passar trote para o número do Samu, mantém contato direto com os profissionais e ainda interferem de maneira positiva na sociedade”, conta. O treinamento do Programa Samuzinho dura dois meses e meio, sendo a UPA uma parceira da iniciativa auxiliando com aulas práticas.
O Samuzinho vai até as escolas, públicas e privadas, realiza palestras e a partir de uma escolha das crianças destaques, são convocadas para participarem de capacitações, com aulas teóricas e práticas. O estudante do Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira, Sady Junior de 12 anos, formado na primeira turma do Samuzinho, relata que já ajudou muitas pessoas, inclusive um colega de aula que estava tendo convulsões. “Quando percebi que ele estava tendo convulsões tomei a frente para ajuda-lo. Sabia o que fazer pois aprendemos na prática. Pedi a professora que ligasse para o 192 e em seguida chegou uma ambulância para atende-lo. Foi algo que me marcou”, diz orgulhoso, Sady.
Fotos - Claudio Foleto Ascom Lem
ESTUDANTES DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES SÃO CAPACITADOS PELO PROGRAMA "SAMUZINHO"
Reviewed by Mural do Oeste
on
quarta-feira, agosto 21, 2013
Rating:












Nenhum comentário:
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.