expr:class='data:blog.pageType'>

OESTE: PRODUTORES RURAIS PODEM IR À JUSTIÇA POR LIBERAÇÃO DE PRODUTO QUE COMBATE A HELICOVERPA


Os produtores rurais da região Oeste da Bahia estudam ir à Justiça contra a demora do poder público na liberação de novos princípios ativos para o combate à lagarta helicoverpa. O prejuízo ultrapassa a casa dos R$ 4 milhões apenas com as 26 toneladas de químicos estocados na região.

A alegação é de que o governo federal havia autorizado à importação da substância, que custou cerca de US$ 80 por quilo, e agora não permite seu uso por pressão externa. Enquanto isso, esgota-se o tempo para o manejo da praga nas culturas locais.


“Estudamos a possibilidade de acionar judicialmente o Ministério da Agricultura, a Anvisa e os promotores de justiça envolvidos para que paguem pelo prejuízo que tivemos. Afinal, a aquisição foi feita com a anuência do governo”, ressalta Celestino Zanella, 1º vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).

“Pesquisamos alternativas com especialistas do mundo inteiro e em vários países que são muito rigorosos no controle. Por acaso os australianos ou alemães não sabem o que estão fazendo? É pior ter que aplicar dez vezes um defensivo menos eficaz do que aplicar uma vez o químico correto? Se não entendem, então que perguntem para os especialistas, e sejam mais ágeis na definição. Alguém vai ter que ressarcir os produtores rurais pelo prejuízo”, adianta Zanella.

Leonardo Gottems l Agrolink

OESTE: PRODUTORES RURAIS PODEM IR À JUSTIÇA POR LIBERAÇÃO DE PRODUTO QUE COMBATE A HELICOVERPA OESTE: PRODUTORES RURAIS PODEM IR À JUSTIÇA POR LIBERAÇÃO DE PRODUTO QUE COMBATE A HELICOVERPA Reviewed by Mural do Oeste on quarta-feira, maio 29, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.


Tecnologia do Blogger.