Uma semana. Este foi o período de preparação dos jovens da comunidade de Mutamba e região, a cerca de 30 km da sede de São Desidério, para a gincana da Caravana da Cidadania. “Treinamos a equipe de futsal, organizamos a torcida e agora somos o grupo vencedor”, fala empolgada a estudante Janaína da Costa. Ela estuda na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Souza que sediou a 6ª edição da Caravana.
Sete secretarias estão envolvidas em um trabalho que percorre comunidades rurais para levar serviços e informações ao povo, e a cada Caravana, novidades incrementam o evento. Desta vez, atividades do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, da Brigada de Incêndio e da Oficina de Teatro foram incorporadas aos trabalhos.
“As pessoas se aproximam dos programas e projetos, conhecem o trabalho desenvolvido por cada secretaria, recebem informações que podem melhorar sua qualidade de vida, por isso é realmente importante ampliar este serviço”, comenta o vice-prefeito Demir Barbosa.
Nas salas de aula, à sombra das árvores, debaixo de toldos, os ambientes organizados estavam repletos de pessoas que receberam serviços das secretarias de Saúde, de Educação, de Meio Ambiente, de Cultura, Esporte e Lazer, de Agricultura, de Assistência Social e de Infraestrutura.
Para o agrônomo da Secretaria de Agricultura, José Marques de Castro, a Caravana é um ponto de apoio importante para a agricultura familiar. “Vemos que existe uma procura por esses serviços, os pequenos produtores buscam o suporte técnico para produzir mais e melhor”.
A Caravana da Cidadania, idealizada pelo poder público de São Desidério, se consolidou como uma prática que diminui as distâncias e se tornou um marco do trabalho em equipe realizado no município.
Texto: Jackeline Bispo
Foto: Rodney Martins
Nenhum comentário:
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.