"CAPACITAR É PRECISO, NOVOS OLHARES NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA", FOI O TEMA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE BARREIRAS
Nos dias 02 e 03 de setembro, foi realizado no Centro Cultural Rivelino de Carvalho a III Conferência Municipal de Cultura de Barreiras. Na abertura todos os presentes puderam prestigiar apresentações dos trabalhos dos Grupos de Cultura Popular, dos participantes dos Programas sociais da Prefeitura Municipal de Barreiras, dos alunos da Escola Antonino Sampaio e apresentações de grupos de expressões artísticas de dança e teatro.
A III Conferência Municipal de Cultura. Com o tema: “Capacitar é Preciso, Novos Olhares na Construção do Sistema Municipal de Cultura”, realizada pela Prefeitura de Barreiras, através da Coordenadoria de Cultura órgão da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, teve o objetivo buscar nessa conferência a participação dos grupos culturais, agentes de cultura, artistas, assim como toda a sociedade barreirense para a elaboração das propostas e projetos a partir dos eixos temáticos sugeridos pela Secretaria de Cultura do Estado - SECULT para a IV Conferência Estadual de Cultura.
“Nos últimos dois anos, o processo de Implantação do Sistema Municipal de Cultura, principal ferramenta de gestão das políticas culturais que contemplarão principalmente a sociedade civil organizada, tem avançado muito. Firmamos parcerias coma as instâncias estadual e federativa de cultura, e nesse ano de 2011, o nosso município ficou entre os quatro dos 417 municípios baianos que possui o plano municipal de cultura com as diretrizes do Plano Nacional, elaborado de forma democrática e participativa por representantes do Poder Público e da Sociedade Civil de Barreiras”. Comentou o coordenador de cultura do município Bosco Fernandes.
É importante ressaltar ainda que segundo o coordenador de cultura do município, a coordenadoria de Cultura entende que a formação técnica de artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura representa um elemento fundamental no entendimento do Sistema Municipal de Cultura.
No primeiro dia de Conferência, 02, (sexta-feira), os conferencistas assistiram a apresentação da palestra, com o tema: CAPACITAR É PRECISO! Novos olhares na construção do Sistema Municipal de Cultura, ministrada por Natiane Vieira da Silva - Membro da Representação Regional do Ministério da Cultura no Estado da Bahia. No segundo dia de conferência, 03, (sábado), as 08:00 foi feita a explanação dos eixos temáticos da IV Conferência Estadual de Cultura, apresentada pelo coordenador de cultura do município, João Bosco Fernandes, após a explanação foram iniciados os trabalhos dos grupos temáticos com a realização de Diagnóstico Cultural por eixo temático utilizando a metodologia FOFA, elaboração de propostas de projetos, apresentação das propostas de projetos em plenária, e também realizada a eleição dos delegados para a etapa territorial da IV Conferência Estadual de Cultura, foram escolhidos para representar Barreiras na Conferência estadual, 05 delegados, na ocasião também foi feita a formação do Grupo de articulação municipal.
Durante a conferência foram debatidos e estudados os seguintes eixos: expressões artísticas, patrimônio e memória, pensamento e leitura, transversalidade da cultura, gestão da cultura, redes produtivas e serviços criativos.
Texto: Jaíra Mariane.
Fotos: Gustavo Ribeiro.
Nenhum comentário:
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.