Na tarde de terça-feira, 23, no auditório da Unidade de Saúde Familiar – USF Antonio Pereira da Rocha, a coordenação do Programa Hiperdia realizou um encontro que contou com a presença de 50 dos pacientes cadastrados no programa em São Desidério. O Hiperdia é destinado a portadores de hipertensão e diabetes. Em São Desidério o programa funciona há 10 anos em todas as USF’s. Após receber o diagnóstico de hipertensão ou diabete, o paciente é cadastrado no programa onde recebe medicação gratuita e acompanhamento médico pelo município.
“Hoje são mais de 700 pessoas cadastradas no Hiperdia em todo o município. Uma equipe de profissionais a exemplo de enfermeiros, nutricionista, educadora física, psicóloga, além do agente de saúde, realizam acompanhamento aos cadastrados”, relatou a coordenadora do hiperdia na USF Antonio Pereira da Rocha, Elisete Barbosa.
Seu Aurelino Francisco dos Anjos sofre de hipertensão e há três anos foi vítima de acidente vascular cerebral - AVC. Graças aos medicamentos e aos cuidados da filha Sueli, o lavrador está com a pressão controlada. “Ele era lavrador, mas sempre tomou remédio para pressão. Desde que teve o AVC e se cadastrou no programa recebe os medicamentos grátis e assistência da Secretaria de Saúde”, falou Sueli Paula de Jesus.
A rotina do caminhoneiro Armando Egídio Dalmaso foi alterada juntamente com a alimentação de toda sua família após ele sofrer um AVC. “Eu gostava de um bom churrasco e de comidas gordurosas, uma alimentação que não costumava ser a mais saudável. Hoje após o AVC já tive grandes melhoras devido ao acompanhamento que tenho desses profissionais e da medicação que me é fornecida por meio do Hiperdia”.
O incentivo, a prática de atividades físicas e de hábitos mais saudáveis são algumas das orientações do programa no combate a hipertensão e ao diabetes. “O nosso corpo não foi feito para ficar parado. A atividade física faz com que retarde o envelhecimento da massa muscular e óssea. Quando uma pessoa decide pela prática de exercícios físicos ela busca pela melhoria da qualidade de vida junto ao mesmo tempo em que se relaciona com outras pessoas”, afirmou a educadora física do Hiperdia, Fernanda Leal.
Ascom da Prefeitura de São Desidério
Texto: Ana Lúcia Souza
Fotos: Rodney Martins












Nenhum comentário:
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.