
Uma terra de natureza exuberante, marcada por grutas, rios, lagoas, riachos. É assim que o deputado Herbert Barbosa (DEM) descreve a paisagem de Catolândia, município localizado na região oeste da Bahia, a 712 quilômetros de Salvador. Ele apresentou moção de congratulações pelo 49º aniversário de emancipação política da localidade, que ocorre hoje.
"Na data maior em que Catolândia comemora a sua emancipação política, a Assembleia Legislativa solidariza-se com seus habitantes, através do prefeito Robson Ernesto Silva de Almeida e de todos os vereadores municipais, desejando progresso e desenvolvimento socioeconômico", disse o parlamentar.
A principal atividade econômica da cidade é a agropecuária, tendo ainda a presença de algumas indústrias e de comércio com produtos da terra.
Originalmente habitada por índios acroás, a região passou a ser colonizada em meados do século XIX por viajantes que promoviam o comércio entre as localidades ribeirinhas do Rio São Francisco e municípios do norte de Minas Gerais.
"Diante da grande quantidade de mangabeira existente, iniciou-se a extração de látex e, em seguida, com a criação de gado, surgiram assim as primeiras atividades econômicas e consequentemente estabelecimentos agropecuários, resultando na formação do povoado de Santana, pertencente ao município de Barreiras", contou.
Atualmente, com uma população de 2,6 mil pessoas, Catolândia foi emancipada em 1962. Até então, era um distrito pertencente ao município de Barreiras, ainda sob a denominação de Catão, obtida em 1938.
Fonte: Diário Oficial do Legislativo :: Ano · XCV · Nº 20.617
HERBERT BARBOSA SAÚDA CIDADE DE CATOLÂNDIA
Reviewed by Mural do Oeste
on
quarta-feira, julho 27, 2011
Rating:
Reviewed by Mural do Oeste
on
quarta-feira, julho 27, 2011
Rating:












Nenhum comentário:
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.