expr:class='data:blog.pageType'>

LÁZARO RAMOS COMENTA FRASE RACISTA DE WILLIAM WAACK: 'COISA DE PRETO É A POESIA DE CARTOLA'


O ator Lázaro Ramos, conhecido por sua firme posição a favor da igualdade racial, fez uma publicação no Instagram no início da madrugada desta sexta-feira, na esteira do escândalo que levou ao afastamento do jornalista William Waack da bancada do Jornal da Globo. Em vídeo vazado por dois integrantes do movimento negro, um deles um ex-cinegrafista da Globo que teria testemunhado a cena pessoalmente, Waack reclama de uma buzina da rua que ressoa no estúdio e diz, em tom de piada, “É coisa de preto”.
É exatamente com essa frase, que desconstrói com ajuda de um texto de Johnatan Oliveira Raimundo, que Lázaro Ramos inicia o post, que termina de forma taxativa e com uma colocação de próprio punho: “Racismo é crime e ponto final”.
“Coisa de Preto é a bruxaria contida num conto de Machado de Assis. Um samba escrito pela caneta de Mauro Diniz. Coisa de preto é a poesia de Cartola. Os dedos a bailar sobre o violão de Paulinho da Viola. Ah, só podia ser preto — Romário, Imperador, Ronaldinho. Responder ao racismo com Lamentos em forma de chorinho. Pixinguinha, preto rei, rei dessa coisa escura. Renato Gama autodidata senhor da soltura. Coisa de preto é manter-se grande diante de quem mata. É se precisar ameaçar com canhão pelo fim da chibata. Coisa de preto é viver com alegria”, diz o texto de Johnatan Oliveira Raimundo citado pelo astro da série Mister Brown.
“Inventar a matemática, arquitetura, medicina, agricultura e filosofia. Ser parte da primeira civilização. Ser senhor do Blues, do Samba, do Reggae, do Pop, Soul, do Jazz. É manter amor à Terra diante de um povo que a desdenha pelo céu. Coisa de preta é Jovelina partideira. Milton, Djavan, Tim, Alcione e Candeia. Veja a noite Yurugu, fique atento. É preta a senhora dona do vento. Veja, estejas pronto e ouvindo.” Jonathan Oliveira Raymundo. E eu completo aqui: é tudo isso é muito mais. E pra você, o que é? E só pra não esquecer: racismo é crime e ponto final.”

Via: Veja
LÁZARO RAMOS COMENTA FRASE RACISTA DE WILLIAM WAACK: 'COISA DE PRETO É A POESIA DE CARTOLA' LÁZARO RAMOS COMENTA FRASE RACISTA DE WILLIAM WAACK: 'COISA DE PRETO É A POESIA DE CARTOLA' Reviewed by Mural do Oeste on sexta-feira, novembro 10, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.


Tecnologia do Blogger.