expr:class='data:blog.pageType'>

PRÓXIMAS 72 HORAS SERÃO DECISIVAS PARA RICARDO GOMES, DIZEM MÉDICOS


O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, foi operado às pressas na noite de domingo (28). Durante o segundo tempo do clássico com o Flamengo, ele sofreu um acidente vascular encefálico com hemorragia, chamado AVE. Ricardo Gomes já tinha sofrido um acidente vascular cerebral leve quando treinava o São Paulo, há um ano e meio. Desta vez, infelizmente, foi bem mais grave.

Trata-se de um pesadelo de três letras. “Ele teve um AVE, um acidente vascular encefálico hemorrágico. O quadro é grave. Ele está sedado, respirando com auxílio de aparelhos e vai para o CTI”, contou a assessora do hospital, Eliane Beleza.

O AVE ou AVC é a interrupção da irrigação sanguínea no cérebro. “Por algum motivo, alguma célula do cérebro dele rompeu e extravasou sangue em uma determinada região do cérebro, fazendo com isso um AVC hemorrágico, formando um coágulo naquela região do cérebro”, explicou o neurologista André Lima.

É cedo demais para saber de que maneira Ricardo Gomes vai sair desse quadro. “Voltar a andar agora? Posso dizer que ele vai ficar com algum déficit no lado direito. Há a probabilidade de ele ter problema de fala, porque o hemisfério dominante é o esquerdo, o hemisfério da fala”, alertou o neurologista André Lima.

Era uma tarde e tanto. Ricardo Gomes deu um belo sorriso no abraço a Wanderley Luxemburgo. Demonstrou carinho com Júnior César, com Ronaldinho, que são todos adversários, mas todos velhos amigos desse técnico de 46 anos, dono de uma carreira consistente: seriedade e dignidade. Isso sempre foi Ricardo Gomes

O técnico passou por algo um pouco além de um susto há um ano e meio, quando treinava o São Paulo. Depois de um jogo contra o Palmeiras, teve um pequeno AVC, que não deixou sequelas.

E desta vez? Que incômodo era aquele que o fez sentar e, com o braço esquerdo, desabafar? Ricardo Gomes levava a mão à boca, provavelmente tentando evitar a exposição pública de uma limitação motora e pediu ambulância. Ele sabia: não era algo simples o que ele tinha.

O placar de 0 a 0, aos 22 minutos do segundo tempo, perderia definitivamente a graça quando a ambulância estacionou em frente ao banco. Ex-zagueiro e treinador era o paciente inerte, sem força para se levantar.

Ricardo Gomes ficou 25 minutos no centro médico do Engenhão. Os médicos decidiram a remoção imediata. Ele precisava de socorro especializado. O técnico chegou ao hospital no Méier, Zona Norte do Rio, onde foi diagnosticado um AVE, acidente vascular encefálico hemorrágico. Um neurocirurgião foi chamado às pressas, Ricardo Gomes foi rapidamente levado à mesa de cirurgia.

Foram três horas de angústia e espera. Luxemburgo, o jogador Felipe, amigos e parentes estavam no local. A torcida era grande. Pouco antes da meia-noite, o resultado da operação foi anunciado pelo médico do Vasco.

“A cirurgia correu dentro do esperado. A impressão do neurocirurgião foi a melhor possível. Houve toda uma descompressão do tecido cerebral. Alguns dados técnicos mostraram um quadro bastante favorável”, explicou o médico do Vasco Clóvis Muñoz.

A previsão é de Ricardo Gomes fique, pelo menos, dez dias internado no CTI. Só então os médicos vão decidir quais são os próximos passos. O caso já repercute na imprensa europeia, onde Gomes atuou. No vídeo, o repórter Edson Viana atualiza as primeiras informações do estado de saúde do técnico do Vasco.



Companheiros de Vasco prestam solidariedade a Gomes no hospital

Pouco depois de Ricardo Gomes dar entrada no hospital para ser submetido a uma cirurgia para controlar a hipertensão craniana, pessoas do seu convívio diário no Vasco chegaram para acompanhar o andamento da recuperação do treinador. Além do presidente Roberto Dinamite e do diretor de futebol Rodrigo Caetano, os jogadores Fernando Prass e Felipe também estiveram no local.

- É uma situação lamentável. O Ricardo é uma figura humana maravilhosa, o melhor treinador com quem já trabalhei. A família está abalada, mas todos nós estamos prestando apoio - disse o meia ao deixar o hospital, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Também estiveram no hospital o vice de futebol do Vasco, José Hamilton Mandarino, e o presidente da Assembleia Geral do clube, Olavo Monteiro de Carvalho, além de integrantes da comissão técnica do time.



Fonte: Surgiu.com
PRÓXIMAS 72 HORAS SERÃO DECISIVAS PARA RICARDO GOMES, DIZEM MÉDICOS PRÓXIMAS 72 HORAS SERÃO DECISIVAS PARA RICARDO GOMES, DIZEM MÉDICOS Reviewed by Mural do Oeste on segunda-feira, agosto 29, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Blog Mural do Oeste É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Blog Mural do Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada,Que esteja sem indentificação.


Tecnologia do Blogger.